Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

segunda-feira, 18 de março de 2013

O Desafio das Séries de TV: dia 38



Dia 38 - Melhor episódio de série
The Eye of Jupiter (Battlestar Galactica - s03e11) e sua continuação, Rapture (Battlestar Galactica - s03e12)

Já falei sobre Battlestar Galactica neste desafio diversas vezes. Esta não é a primeira e nem será a última (aguardem o último dia do desafio, na quarta feira). Por que escolhi este episódio? Não sei exatamente. A série em si é muito boa e tem muito episódios bons (e outros nem tão bons, devo admitir, mas são raros). Este, em particular, é um dos mais lembrados.

Chefe Tyrol no Templo dos Cincos e o Olho de Júpiter (ou pelo menos, um representação dele)


Um pouco da história, para situar os leitores.
Há muito tempo atrás, num planeta muito distante chamado Kobol os humanos viviam felizes as suas vidas até que eles fuderam com o meio ambiente do planeta e foram obrigados a procurar outro lugar para morar. Dái, eles se organizaram em trezes tribos e sairam com suas naves pelo Universo a procura de um novo lar. Acontece que por algum motivo a 13ª tribo se perdeu das dozes tribos irmãs. As doze tribos restantes seguiram seu rumo e acabaram se fixando num sistema planetário: as Doze Colônias. (Só por questão curiosidade, as dozes colônias tem os nomes dos doze signos do zodíaco).
Pois bem, depois disso as dozes colônias se desenvolveram, seguiram as suas vidas e a história da décima terceira tribo acabou virando uma lenda. E segundo esta lenda a tribo perdida foi parar num planeta lendário chamado Terra.
Daí, dois mil anos depois disso tudo, os humanos das doze tribos resolverem que deveriam criar alguns robôs para ajudar na vida nas Doze Colônias. E eles criaram e chamaram esses robôs de cylons. Mas os cylons se voltaram contra os seus criadores e travaram uma guerra. Houve uma trégua, mas 40 anos depois os cylons voltaram com tudo de destruiram as Dozes Colônias num enorme ataque nuclear. Os poucos sobreviventes se reuniram em naves, formaram um frota e partiram em busca da lendária 13ª tribo e da Terra.

Explosão da supernova, no episódio 'Rapture'


Mas o caminho para a Terra é incerto, e as únicas informações sobre a sua localização se encontravam nas antigas escrituras sagradas e eram descritas pelas profecias de Phytia. Numa dessas profecias, Phytia descreve que o caminho para a Terra será indicado pelo Olho de Júpiter, no Templo dos Cincos. Tudo parece muito metafórico, até que a frota realmente acha o tal Templo dos Cincos num planeta escondido atrás de uma nebulosa e o Olho de Júpiter: uma supernova preste a explodir e levar o planeta (e tudo mais que estiver por perto) junto com ela. Devo dizer que a cena da explosão da supernova, com a Frota da Battlestar Galactica e a Frota Cylons fugindo dela, foi simplesmente épica. E linda.

O episódio é bom porque junto num só o que há de melhor na série: ficção, mitologia e religião. Além, é claro, da explosão em si.

Quarta-feira tem mais sobre Balttlestar Galactica. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário